College Application: passo a passo

Depois que selecionei o curso que faria como descrevi no post anterior, era hora de entender os requisitos necessários para enviar a application.

A Humber possui muita informação no site, o que facilita tudo. Por exemplo, possuem este arquivo aqui que é específico para estudantes brasileiros, em português.

Comprovação de Proficiência: IELTS

Na minha visão o requisito mais importante de todos, para qualquer College, é a exigência de comprovação de proficiência do inglês. As notas exigidas variam de acordo com instituição e curso, no meu caso o exigido no IELTS era um overall de 6.5, não podendo ter nenhuma nota abaixo de 6.0. Ou seja, mesmo que eu fosse super bem em um dos skills e a média ficasse igual ou maior a 6.5, era necessário um mínimo de 6.0 em cada um dos 4 - reading, listening, speaking e writing. Com esse objetivo em mente, agendei logo a prova e comecei a estudar; detalharei este processo no próximo post.

Diplomas e Histórico Escolar traduzidos

Em paralelo aos estudos para o IELTS, solicitei a Universidade na qual me graduei o histórico escolar. Com o histórico e diploma em mãos, enviei para tradução juramentada. Importante: não pode ser feita tradução simples, deve ser obrigatoriamente juramentada. Dou a dica de enviarem os documentos por email para diversas tradutoras (você pode encontrar opções em uma breve pesquisa no google). Apesar de haver um preço por lauda tabelado em cada Estado, a variação nas cotações é de cerca de 30%. Para a tradução ser concluída é necessário apresentação dos documentos originais, que serão carimbados pelo tradutor.

Envio da Application

Com o IELTS e traduções em mãos, era hora de enviar tudo. E foi super simples, burocracia zero. Preenchi a ficha de inscrição (application form), inseri os dados do cartão de crédito, e enviei tudo digitalizado por e-mail. É cobrada uma taxa de CAD 75,00 para a avaliação dos documentos, e essa não é reembolsável.

Tempo para resposta

Eles estimam que o tempo varia entre 4 e 6 semanas. Dois dias após o envio do meu pacote, recebi por e-mail um login e senha para que eu pudesse acompanhar o andamento online do processo. A resposta final veio apenas 7 semanas depois. Mesmo sabendo que eu cobria todos os requisitos, a ansiedade neste período acaba tirando o sono sendo bem grande. Minha resposta final veio dia 23 de utubro de 2014, para o início das aulas em maio de 2015. Ou seja, eu teria aproximadamente 6 meses para dar andamento no visto e outros detalhes que uma mudança como essa requer.

No próximo post contarei como me preparei para o IELTS e o que achei da prova.

Aguardem!