Desmistificando o IELTS: estratégia

Quando falamos de estudo de graduação ou pós graduação no Canadá, assim como em imigração, sempre fala-se nos exames de proficiência.

Para o processo de College, que expliquei aqui o passo a passo, eu poderia optar pelo IELTS ou pelo TOEFL. A minha opção pelo IELTS foi por não ser um teste computadorizado, que na minha opinião seria mais difícil.

Qualquer um destes testes tem como intuito medir sua proficiência no idioma, e eu diria que o maior desafio é justamente você mostrar o seu real nível de inglês sem ser impactado por fatores como nervosismo ou desconhecimento da prova. Meu objetivo, aqui, é justamente esse. Compartilhar as dicas que utilizei para que meu nível de inglês (que já era bom) fosse refletido na minha nota. Meu objetivo era obter o overall 6.5, e obtive 7.5.

Para inscrição em Colleges, normalmente é aceito apenas o IELTS Academic, portanto as dicas aqui são para esta prova, apesar de poderem também ser aproveitadas em parte para o General.

Estratégia

Eu diria que 70% da prova é baseado em estratégia. O tempo é curto, há pegadinhas, você fica nervoso. Para lidar com tudo isso, a dica é simples: muita preparação. Na minha opinião os outros 30% referem-se ao fator que não está sob nosso alcance: sorte. Quando digo isso, refiro-me principalmente aos temas que a prova abordará e sua familiaridade com os mesmos, mas também de como você acordará naquele dia (vai que uma enxaqueca te pega de surpresa?).

A Prova

Como comentei anteriormente, o intuito da prova é testar sua proficiência, e para isso você é testado nos 04 skills, nesta ordem: Listening, Reading, Writing. O Speaking pode ocorrer antes ou depois da prova, como detalharei abaixo. No Brasil, independente da onde você fizer, o início sempre é as 13 horas. A duração da parte escrita é de aproximadamente 2h40, como detalharei a seguir.

Listening

  • Duração: 30 minutos + 10 minutos para passar as respostas para a answer sheet;

  • Composição: Total de 40 questões, divididas em 4 sessões. São exatas 10 questões para cada uma delas. O nível de dificuldade é progressivo, ou seja, tente garantir o máximo nas primeiras 3 sessões pois a última é sempre a que te ferra mais difícil. Você deve saber o que esperar de cada uma delas, como consta aqui no site do IELTS.

  • Estratégia: Ante de mais nada, leia as instruções. Na sua preparação, familiarize-se com os tipos de questões que podem aparecer. Antes da conversação iniciar, grife as palavras-chave, tentando prever o que virá. Importante lembrar que dentro de cada uma das sessões, tudo está em ordem, então dê um "tick" ao lado do que for escutando. Caso tenha perdido alguma resposta, a dica é seguir em frente, caso contrário você corre o risco de perder toda a sessão. Tome muito cuidado com o spelling. Uma letra errada na escrita da palavra, a resposta é considerada errada.

Reading

Academic

  • Duração: 60 minutos. Diferente do Listening, não há um tempo após a prova para que as respostas sejam passadas para a answer sheet. Portanto, a organização do tempo é a chave da estratégia aqui.

  • Composição:: 03 textos acadêmicos. Os textos são longos e extraídos de revistas acadêmicas, estudos, etc. O nível de dficuldade não é progressivo como no listening.

  • Estratégia: Tempo é a chave do sucesso. Comece pelo texto cujo assunto você possui mais familiaridade, isso ajuda inclusive a controlar o nervoso. Você possui 20 minutos para cada texto, sendo a divisão ideal: 05 minutos scanning, que nada mais é do que aquela leitura dinâmica para entender do que o texto se trata. Nestes 05 minutos, tente grifar os nomes e datas que aparecerem, pois estes são com frequência vinculados às questões e isso vai te ajudar a encontrá-los no texto posteriormente. 10 minutos respondendo às questões; eu já respondi direto na folha de respostas, por receio de não dar tempo de passar depois. 5 minutos revisando: apesar deste ser o mundo ideal, não tive tempo de revisar todas as respostas, usei estes 5 minutos ainda para responder.

Writing

Academic

  • Duração: 60 minutos

  • Composição: Duas tasks. Task One: um gráfico ou tabela que você deve descrever sobre, mínimo 150 palavras. Task two: Um tema sobre o qual você deve argumentar e opinar, mínimo 250 palavras. Dica: Task 2 vale quase 2 vezes mais do que a task 1

  • Estratégia Task 2: Antes de mais nada, começar pela task 2, jutamente por ter o peso maior na nota. Dedicar 40 minutos, dividindo estes: 05 para preparação, 25 para escrever, 10 para revisão.

O chart me ajudou MUITO na preparação:
.

Nenhuma dessas informações pode faltar no texto. O 1o parágrafo será uma introdução, que nada mais é do que reescrever a rúbrica dada com outras palavras, introduzindo o texto. Os 2o parágrafo, você explorará as vantagens ou pontos de vista a favor, e no 3o parágrafo, o outro ponto de vista. Tanto no 2o quanto no 3o parágrafo deve haver obrigatoriamente 03 argumentos, caso contrário perderá pontos!. O exemplo também é obrigatório e muita gente acaba esquecendo dele. Ele deve ser inserido ou no parágrafo 2 ou no 3, dependendo a qual se relaciona. O último parágrafo é a conclusão com a sua opinião.

  • Estratégia Task 1: Você terá apenas 20 minutos para se preparar, escrever e revisar este texto. A preparação pode ser rápida, observando os extremos (números mais altos e mais baixos), similaridades e contrastes. Aqui deve haver 03 parágrafos no texto, sendo o 1o a introdução, o 2o a descrição dos dados e o último a conclusão.

Dica para as duas tasks: Abuse dos conectivos (However, Moreover, On the other hand, etc), impressione o examinador com um bom vocabulário. E mais uma vez, cuidado com o spelling!

Speaking

O Speaking pode ser agendado para o mesmo dia da prova no período da manhã, porém pode ocorrer até uma semana antes ou depois da parte escrita.

  • Duração: de 11 a 14 mintuos.

  • Composição: É uma entrevista presencial, que é 100% gravada, portanto prepare-se para isso e não freak out quando vir o gravador ao seu lado. São 3 partes: a primeira são perguntas sobre seu dia a dia, o que você faz, o que gosta de fazer, com o que trabalha, etc. A 2a o examinador te dá um tema, você possui 1 minuto para fazer anotações sobre o tema e depois deve discorrer de 1 a 2 minutos sobre o mesmo, sem pausas. A 3a parte volta para as perguntas. Existem perguntas que são totalmente sem pé nem cabeça, portanto esteja preparado para responder qualquer coisa, e se não souber, invente.

  • Estratégia: Aqui não tem muito o que dizer. Apenas controlar o nervosismo. E lembre-se que o examinador está ali para avaliar seu nível de inglês, e não se as suas respostas são malucas, politicamente corretas ou não. Portanto, use a criatividade se preciso e abuse novamente do vocabulário e expressões idiomáticas - eles adoram!

O post ficou longo mas espero que tenha respondido às perguntas de como me preparei para o IELTS. Importante ressaltar que fiz 06 aulas específicas para este fim, da onde saíram as dicas acima.

Deixo aqui disponível para download um livro que me ajudou bastante também.

Desejo a todos boa sorte!!!