Montando o novo lar - Dicas

Pelo que temos visto por aqui, a maioria das pessoas que vem para ficar mais 1 ano acabam alugando apartamento não mobiliado. Este foi o nosso caso, e aqui conto para vocês como foi nossa experiência em mobiliar o nosso apartamento de forma prática e objetiva.

Vale ressaltar que os apartamentos não mobiliados que visitamos sempre contaavam com os eletrodomésticos de cozinha, como lavadora e secadora de roupa, geladeira, microondas e máquina de lavar louça. Todos eles também já possuiam armários na cozinha.

Prioridades e necessidades

Fizemos duas listas:

  1. O que é essencial termos para mudar

  2. O que conseguimos viver sem por um período e que podemos deixar para depois.

Isso nos ajudou, principalmente, a definir prioridades. Algumas pessoas acabam comprando tudo de uma vez, porém a maioria que conhecemos até o momento acaba separando e comprando os itens da lista 2 que mencionei acima com calma e conforme vai cabendo no orçamento.

Ikea

Não tem jeito, é o lugar mais barato e com muitas opções. Lá você encontra desde camas e sofás, até pratos e copos.

Há duas opções: comprar pela internet ou diretamente na loja. Independente da sua opção, há taxa de entrega. Nossa opção foi ir até a loja, escolher o que queríamos e depois pedir pela internet. Achamos mais fácil desta forma, e funcionou super bem. Há possibilidade de ter coisas na loja física que não estão disponíveis na loja online, e vice-versa. A taxa de entrega em média é CAD 100.00, portanto nossa sugestão é comprar o máximo de coisas possíveis (que o orçamento permitir), de uma única vez, pois assim a taxa de entrega é otimizada. A entrega foi realizada 5 dias após a compra. O horário é confirmado 1 dia antes para que você esteja em casa para receber.

Assembly: nada mais é do que a montagem dos móveis. No Brasil estamos acostumados a comprar móveis e a montagem já fazer parte do preço. Aqui isso não existe. A montagem é opcional, e você paga por ela. Não é uma taxa barata, portanto optamos em nós mesmos montarmos nossos móveis. Dicas para marinheiros de primeira viagem: não montem sozinhos! Eu tentei fazer isso e quase arruinei um móvel, rs.

Aviso que os móveis não são de uma qualidade extremamente alta, porém ajudam bastante nesse começo.

Sleep Country

Foi a loja em que compramos nossa cama e travesseiros, apesar de haver opções na Ikea. Esta foi a nossa opção, apesar de não ser a mais barata, simplesmente por acreditarmos que a qualidade dos colchões são melhores e por prezarmos muito a qualidade do nosso sono. Compramos diretamente na loja, fomos super bem atendidos, e a entrega também ocorreu cerca de 5 dias após a efetivação da compra.

Dollarama

Pense em um lugar que você sempre encontra algo que precisa, a preços super baixos. Pois é, este lugar chama-se Dollarama, ou Dolar Store como chamam por aqui. La você encontra de tudo, a partir de $1 dólar. Até agora não vi nada acima de $3, mas sinceramente não sei se há um limite. Lá compramos coisas que também são vendidas na Ikea, mas pagamos consideravelmente menos, como: copos (3 por $2), talheres, facas, tábua de cortar legumes, panos, esponjas para pia, etc...Essas miudezas sempre precisamos, e lá é um ótimo lugar para comprar e economizar. Também vendem produtos de limpeza, que são importantes para deixar o apartamento pronto para mudança!

Entrega em prédios

Os chamados condos aqui requerem uma reserva para entregas e mudança. Isso ocorre pois a mudança ou entrega requer uma vaga de carga/descarga específica e também deve obrigatoriamente ser feita pelo elevador de serviços. Alguns prédios pedem um depósito caução e devolvem após a entrega, uma vez certificado que não houve danos no elevador utilizado.

Essa foi a nossa experiência comprando nossos móveis.

Hoje a casa já está com as coisas essenciais montadas e é muito bom termos o nosso cantinho!

Bom final de semana a todos e até o próximo post :)