Qual valor será descontado do meu salário? Entenda a tributação em Ontario.

O tema do post de hoje é dúvida de muita gente que está vindo. É um assunto complexo, que tive que pesquisar bastante e achar fontes confiáveis para passar informações certeiras para vocês. Os valores referem-se a data atual.

Quando estamos planejando a vinda para o Canadá, uma das principais perguntas que temos é em relação a quanto devemos ganhar para ter uma vida razoável por aqui. Não adianta pensarmos em conversão de R$ para C$, pois aqui as métricas são muito diferentes do que estamos acostumados no Brasil. Já comentei aqui a média de custo de vida em Toronto para um casal. Agora vamos entender como os impostos dos salários aqui são descontados para que você possa ter em mente um salário target. Há inúmeras planilhas e sites disponíveis na internet, porém há divergência de valores entre elas e aqui explico o racional por trás dos cálculos.

Você basicamente será taxado pela província e pelo governo federal. Aqui falarei exclusivamente da província de Ontario, apesar de algumas informações serem iguais para todas as provícias e eventualmente poderem ser aproveitadas. Assim como no Brasil, o percentual descontado é crescente de acordo com a renda. Abaixo, mais detalhes.

Taxa Federal

Esta se aplica a todos os trabalhadores do Canadá.

Taxa Provincial

CPP: Canadian Pension Plan

Nada mais é do que a sua contribuição para a sua aposentadoria, seria o correspondente ao nosso famoso "INSS".

Diferente do Brasil, aqui o valor é imposto pelo governo, e a contribuição é dividida entre empregado e empregador.

O valor final de contribuição atual é 9.9%, limitado ao máximo de CAD 4,959.90 por ano. Ou seja, 4,95% é pago pelo empregador e a outra metade é descontada do seu salário diretamente. O valor teto é revisto e determinado anualmente. O que isso significa? Se você tiver um salário melhor e 9.9% do seu salário representar mais do que este valor teto, você ainda será descontado por este valor.

Importante: caso você seja self-emplyed é necessário pagar os 9.9%, e não os 4.95%.

EI: Employment Insurance

Nada mais é do que um valor descontado para, caso você seja mandado embora, tenha o correspondente ao nosso "seguro desemprego". O valor máximo descontado do trabalhador para o seguro é CAD 930.60 por ano. O empregador paga ao governo uma fração 1.4x maior do que o que é descontado do empregado. Ou seja, caso seja descontado $930.60 por ano, o empregador contribuirá com $1.302,84 por ano.

Fazendo as contas

Agora que já conhecem todos os descontos que terá na sua folha de pagamento, vamos entender como funciona. Antes que você comece a se desesperar e somar todas as taxas, eu digo: respira. Vamos com calma para que as contas fiquem claras. Para todos os cálculos usarei um salário base de CAD 60,000/ano.

1. Federal e Provincial: O erro mais comum cometido é encontrar sua faixa de salário, somar a taxa provincial e federal o e jogar o % encontrado direto no salário. Não funciona desta forma. O cálculo é progressivo e sobre o valor incremental. Na prática, dividimos o salário hipotético de CAD 60,000 de acordo com as faixas salariais e aplicamos a taxa correspondente:

Desta forma, para um salário de $60,000, o total devido de Taxas federais e provinciais seriam $ 13,948 por ano. O imposto efetivo (effective tax) seria de aproximadamente 23.25%.

2. CCP e EI: Para o nosso exemplo, tanto o CPP quanto o EI cairiam na faixa máxima, então também seria descontado:

CCP: $ 2,479.50 por ano (metade do valor teto, pois a outra metade é paga pelo empregador)

EI: $ 930.60 por ano

Neste momento você já deve estar pensando: tá bom, no meio de tanto número, quanto eu levo pra casa?

Resumindo, para o nosso salário hipotético de $60,000 teríamos:

Portanto seu salário anual livre de impostos seria $46,052 por ano, que daria um salário líquido de $ 3,837.66 por mês.

Vale ressaltar que as informações contidas aqui foram extraídas de sites do governo. Algumas empresas, seja pelo setor, tamanho ou algum outro fator, possuem benefícios e os empregados podem ser descontados de um valor marginalmente menor do que aqueles apresentados aqui.

Espero que este post ajude os planos canadenses!

Até o próximo!

FONTES:

Service Canada: Employment Insurance
Canada Revenue Agency: CPP
Settlement.org: Impostos Federal e Privincial