O que é um "bom salário" no Canadá? Entenda a distribuição de renda por aqui.

Essa semana eu estava conversando com uma amiga do Brasil sobre a vida por aqui e itens como custo de vida, o custo de supermercado, etc, e ela comentou que não tinha noção se isso era muito ou pouco pois não sabia como era a renda por aqui. Já fizemos posts sobre o custo de vida em Tronto e a tributação incidente no salário, mas achei válido um post sobre a distribuição de renda, que nos dá a noção de quanto as pessoas ganham e o que faz um salário ser bom em comparação à média do país.

Todos os números abaixo referem-se à renda bruta, em dólares canadenses, por ano.

Mediana: divindo a população em duas partes

De acordo com o Statistics Canada, órgão do governo que é responsável por todos os dados estatísticos do país, a mediana no ano de 2013 foi de uma renda de $32,020 por ano. Isso quer dizer que este é o número que divide a população canadense em duas partes: 50% ganha mais e 50% ganha menos do que este número. A tabela, que pode ser encontrada aqui, divide a população economicamente ativa do Canadá de acordo com a escala de renda.

Renda média familiar

Os dados mais recentes de renda familiar foram divulgados em 2013, com data base de 2010, através da National Household Survey. De acordo com tal pesquisa, a média de renda por família naquele ano era $76,600. Até o momento este dado para os anos mais recentes não foi divulgado.

A distribuição de renda e os mais ricos

Um dos grandes motivos de não termos desigualdade social por aqui como há no Brasil é a distribuição de renda.
Ainda de acordo com a tabela, conseguimos perceber que uma parcela muito pequena da população, aproximadamente 7,5%, possui renda individual acima de $100,000 por ano. Este percentual cai ainda mais quando subimos a régua: 2,5% possui renda acima de $150,000 por ano.

O "salário mínimo" e a vida modesta

Diferentemente do Brasil, aqui o salário mínimo é por hora trabalhada, e este valor varia de acordo com cada província. Atualmente, na província de Ontario o valor/hora mínimo é de $11.25. Fazendo as contas, uma pessoa que trabalha período integral, ganhando o mínimo, ganharia cerca de $21,600 por ano, ou seja, abaixo da mediana que comentei anteriormente. Ainda assim, se compararmos com o Brasil, o salário mínimo é muito superior e permite ter uma vida melhor do que aqueles que ganham um salário mínimo no Brasil, sem passar grandes necessidades. Vale lembrar que por aqui tanto escola (para filhos acima de 4 anos) como o básico da saúde são fornecidos pelo governo e possuem boa qualidade, o que permite principalmente as famílias com rendimentos mais baixos a direcionar a renda disponível para outros itens.

Portanto, quando estiver negociando salário com seu futuro empregador canadense, tenha em mente além do custo de vida e seu salário target, a distribuição de renda por aqui. Pode ser que você não ganhe tanto quanto ganhava no Brasil, justamente pela concentração de renda aqui ser nos níveis medianos, porém devido justamente a essa concentração mediana temos um nível de violência muito menor, por exemplo, uma vez que isso se reflete em um índice muito menor de disparidade social.

Espero que esta informação ajude e desejo uma boa semana a todos!

Este post conta com dados de 2010 e 2013, pois são os mais recentes disponibilizados pelo Statistics Canada

Fontes:

Table 111-0008 Statistics Canada

National Household Survey