Nossa viagem a Ottawa: dicas e sugestões

Quem nos acompanha pela nossa página no Facebook ou pelo Instagram sabe que fomos comemorar nossos 3 anos de casados em Ottawa. Neste post contarei como foi nossa viagem e algumas dicas sobre a cidade.

Como chegar

De Toronto a Ottawa são aproximadamente 450 km. Muita gente aluga um carro para ir até lá, porém nós achávamos que nessa época do ano já fosse estar nevando (no ano passado já estava) e como nunca dirigimos na neve a nossa opção foi ir de trem. Fomos pela Via Rail, saindo da Union Station e chegando em Ottawa após 4h20 de viagem, com algumas paradas em cidades pequenas no meio do caminho apenas para o embarque de novos passageiros. Nós adoramos! O trem possui wi-fi, serviço "de bordo" com venda de bebidas e lanches, e acima de tudo é super confortável e espaçoso, mesmo na classe econômica. A dica aqui para quem pretende viajar de trem é comprar com antecedência, pois sai incrivelmente mais barato. Vale a pena!

Onde ficar

Quando viajamos gostamos de curtir o local o máximo possível, e isso quer dizer ficar no local de hospedagem apenas para tomar banho e dormir. Por isso não costumamos gastar muito com hospedagem, sendo essencial uma boa localização dado que gostamos de fazer tudo que for possível caminhando. Desta vez alugamos um quarto pelo Airbnb. Quem se interessar, deixo o aqui o local que nos hospedamos. A localização é boa, mas é necessário caminhar cerca de 20 minutos para chegar no centro, o que para nós não foi um problema pois curtimos cada caminhada e cada rua descoberta pelo caminho. Para quem pretende ficar super bem localizado, indicamos os hotéis Marriot, Les Suites ou Days Inn, os três possuem localização excelente e permitirão que você chegue nas principais atrações em apenas alguns minutos caminhando.

O que ver e o que fazer

Sendo Ottawa a capital do Canadá, os passeios permitem você conhecer a história, sistema político e cultura canadense. Nós adoramos! A cidade possui mais de 30 museus e selecionamos alguns para visitar. As principais atrações para nós, e o que mais curtimos fazer:

  • Parliament: Claro, essa é a principal atração para quem vai até a cidade. E realmente é imperdível. O tour guiado é de graça, basta retirar o ingresso na frente do parlamento (90 Wellington Street). Farei um post específico sobre a visita, com muita informação e fotos bacanas!

  • Rideau Hall: É a cada do Governador Geral do Canadá. Ele é o representante da Rainha no país e na ausência da mesma (praticamente o tempo inteiro) ele possui o poder real. A visita, durante o verão, não precisa ser agendada, porém nas outras épocas do ano é necessário reservar com antecedência.

  • War Memorial: Fica pertinho do parlamento. Foi construído em 1939 como homenagem aos soldados que lutaram na 1a Guerra Mundial, mas com o passar do tempo virou um memorial para as demais guerras também. Foi neste local que ocorreu a cerimônia do Remembrance Day, dia 11 de novembro, que também acompanhamos de pertinho.

  • Canadian War Museum: Se você gosta de história, se interessa por guerras e quer aprender detalhes sobre a participação canadense nos conflitos mundiais, este museu é imperdível. Foi sem dúvida um dos passeios que mais gostamos. Nossa dica aqui é: vá com tempo! Nós chegamos às 3 da tarde do museu, que fechou as 5, e não conseguimos ver tudo. É muito interessante!

  • Canadian Museum of History: O museu fica na cidade de Gatineau (apenas atravessar a ponte). Muita informação sobre a história aborígene e o início da história canadense. Além disso, a arquitetura do museu é maravilhosa, assim como a vista para Ottawa.

  • Canada aviation and space museum: Indico este museu apenas para quem goste muito de aviação. É interessante, mas não imperdível, e é bem fora de mão se comparado com as outras atrações. Então se estiver com o tempo curto, não sofra e deixe para uma próxima visita à cidade.

  • Suprema Corte: Infelizmente não conseguimos horário para visitar, mas acredito que seja super interessante também, por isso deixo a dica aqui.

  • Byward Market: É onde o agito acontece. Restaurantes, bares, lojas, barraquinhas. Nós acabamos passando por aqui todos os dias.

  • Rideau Canal: Considerado patrimônio pela Unesco, durante o inverno congela e é possível realizar patinação no gelo. Durante o verão, agradável para caminhar ou andar de bicicleta pelo calçadão.

Onde comer

A cidade possui muitas opções de restaurantes. Deixamos aqui três opções que gostamos muito e pretendemos repetir em uma próxima visita a Ottawa:

  • Chez Lucien: Famoso e bem avaliado pelos seus hambúrgueres, fornece uma opção variada tanto de pratos quanto de cerveja. Ambiente agradável e bom atendimento.

  • Vineyards: Quero voltar neste lugar todas as vezes que eu for para Ottawa! É um winebar e bistrô. Ambiente nota mil, jazz ao vivo. O destaque vai para o que eles chamam de flights, que é uma "degustação"de 3 vinhos, dentre várias opções. Vale muito a pena!

  • Lone Star Texas Grill: Este já é um ambiente super descontraído, com música tocando o tempo todo e possibilidade de sentar no bar e pedir uma cerveja enquanto espera. O steak estava ótimo!

Você tem outras dicas de Ottawa? Deixe nos comentários!