Ottawa: visita ao Parlamento

Como comentei aqui, um dos passeios imperdíveis (e talvez o mais popular) de Ottawa é a visita guiada pelo Parlamento.

Hoje vou compartilhar com vocês algumas fotos e um pouco do funcionamento do parlamento, ajudando a entender o básico do funcionamento político do país.

O Canadá é uma monarquia constitucional, o que significa que possui a sua própria decisão, a sua democracia para eleger os parlamentares (por consequência o Primeiro Ministro), mas ainda assim possui um Monarca (atualmente, Rainha Elizabeth II).
Na visita guiada pelo parlamento passamos pelas principais salas e locais, que são:

  • House of Commons: Predominantemente verde, é onde os parlamentares eleitos pela população ficam. De um lado, o partido eleito (atualmente os liberais), do outro os conservadores. A cor verde tem o intuito de ser uma simbologia ao povo e à esperança que aqueles que estão ali representam.

  • Biblioteca: Sem duvida a área mais impressionante. A única que permaneceu intacta após o incêndio de 1916 no Parlamento. Com portas de ferro que estavam fechadas no momento do incêndio, os livros e a estátua da Rainha Victoria não sofreram nenhum dano.

  • Senado: Em contraste com a House of Commons, o Senado é vermelho, justamente por não estarem presentes os parlamentares eleitos pelo povo. Ao fundo, nas cadeiras maiores entre as bandeiras do Canadá, ficam os monarcas, que são representados pelo(a) Governador(a) Geral e sua (seu) companheira (o).

  • Vitral: Vitral feito em homenagem ao Jubileu das Rainhas Victoria (esquerda) e Elizabeth II, à direita.

  • Hall : O Hall de entrada e sua linda arquitetura.

  • Flame: Esta chama foi acesa pelo então Primeiro Ministro Pearson, em 1967, em comemoração aos 100 anos da "Confederation", que foi quando o Canadá se tornou legalmente um país, foi a sua fundação.

Para finalizar, o Parlamento aceso à noite.

Espero que tenham gostado!