Mito ou Verdade: uma cover letter para cada vaga de emprego?

Devo escrever uma cover letter para cada vaga?

Sinto muito se você está acostumado a usar seu currículo como panfleto e distribuir desesperadamente, disparando para todos os e-mails que você encontra na sua lista de contatos e mais aqueles que você esbarrou fazendo buscas. Muito comum nos sites de anúncio de emprego no Brasil, o botão "Aplicar para esta Vaga" que fazia tudo por você não existe no Canada.

Sim , é uma verdade. Salvo execeções não só a cover letter, o currículo (Resume) também deve ser personalizado para a vaga desejada.

Porque uma cover letter e um currículo personalizados? A resposta é simples: o currículo é o resumo das qualificações e experiências que justificam você ser contratado para aquela vaga. Uma empresa buscando um Analista de Crédito dificilmente vai ter interesse no seu passado como estagiário de administração em uma empresa de eventos.

Já a cover letter é uma breve introdução mostrando por que você se interessou pela vaga, pela empresa e o que te faz ser o melhor candidato.

A grande questão, portanto, é adaptar tanto o resume quanto a cover letter focando no que a vaga pede, baseado em suas experiências anteriores. Você terá que ler a descrição da vaga e, no seu Resume e Cover letter destacar as suas experiências e habilidades que vão de encontro aos skills solicitados.

Fique de olho para o próximo post!